Conheça os projetos desenvolvidos pelos membros do MAPEPS na comunicação Universidade e Comunidades.
Mais informações sobre os projetos e formas de participação podem ser obtidas pelo email e/ou link indicado na descrição do projeto.
1)ACIEPE Introdução à Saúde dos Povos Indígenas
Coordenação: Willian
Fernandes Luna. Email: willianluna@gmail.com (MAPEPS) e Cecília
Malvezzi.
Objetivos:
- Estabelecer um espaço para discussão sobre as especificidades da saúde indígena;
- Aproximar o campo da saúde indígena da formação dos estudantes e profissionais de saúde;
- Favorecer o protagonismo indígena na construção de estratégias para attender às necessidades de saúde das populações indígenas;
- Ofertar espaço de educação continuada para profissionais que atuam no contexto da saúde indígena, principalmente na atenção primária à saúde;
- Construir novos conhecimentos a partir do encontro intercultural;
- Possibilitar a ampliação dos conceitos de saúde e doença, favorecendo o desenvolvimento de competência cultural para o atual e o futuro profissional de saúde.
2) Ampliação do cuidado com agir político em saúde: demandas às práticas integrativas e complementares
Coordenação: Leandra Andreia de Sousa. Email: sousa.leandra2015@gmail.com
Objetivos:
No âmbito social:
- Atender as demandas de ampliação do cuidado com agir político em saúde referente às práticas integrativas e complementares no âmbito do SUS;
- Contribuir para o debate sobre o processo de implantação e implementação de PIC no SUS;
- Contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas para o cuidado e legitimação das PIC no SUS;
- Realizar vivências de autocuidado com práticas integrativas e complementares, com ênfase na meditação e yoga;
- Realizar cuidado individual e coletivo com práticas integrativas e complementares, com ênfase na acupuntura.
- Atender as demandas de ampliação do cuidado com agir político em saúde referente às práticas integrativas e complementares no âmbito do SUS e da comunidade interna e externa da UFSCar;
- Construir aprendizagens significativas sobre autocuidado e cuidado, com ênfase nas práticas integrativas e complementares;
- Construir aprendizagens significativas sobre o processo de implantação e implementação de políticas públicas de saúde no SUS, com ênfase na PNPIC.
Coordenação: Willian
Fernandes Luna. Email: willianluna@gmail.com (MAPEPS) e Larissa
Campagna Martini.
Objetivos:
- Criar espaço para interação e discussão de temas voltados a saúde da população indígena e a experiência dos estudantes indígenas da UFSCar;
- Desenvolver competências em comunicação social e uso de diversas mídias (escrita, audiovisual) para divulgação de informações sobre a saúde indígena;
- Favorecer a reflexão e intercâmbio de conhecimentos;
- Favorecer o protagonismo indígena na construção de estratégias de comunicação social;
- Favorecer o desenvolvimento de competência cultural na área de comunicação em Saúde;
- Possibilitar a integração com ensino e pesquisa na saúde, em particular na saúde Indígena;
- Favorecer o diálogo entre pesquisa científica e comunicação pública da ciência.
Coordenação: Natalia Rejane Salim. Email: nat.salim@ufscar.br
6) Educação Popular em Saúde e a organização popular: contribuições da Terapia Ocupacional
Coordenação: Martha
Morais Minatel Email: marthaminatel@ufscar.br
e Giovana Garcia Morato Email: giovanamorato@ufscar.br
. Continuar as ações iniciadas com esse grupo, na mediação dos processos de organização popular junto a diferentes instâncias, pautando-se nos princípios do diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada do conhecimento, emancipação e compromisso com a construção de um projeto democrático e popular. A metodologia de trabalho em Terapia Ocupacional tem por orientação os pressupostos da Educação Popular e serão realizadas de forma híbrida, tanto on line como de forma presencial.
7) Florescer: Espaço de Cuidado Integrativo
Coordenação: Aline Barreto de Almeida Nordi Email: alinenordi@ufscar.br e Larissa Riani Costa Tavares Email: larissarct@ufscar.br
. Atuar a partir de cinco eixos principais:
a) como espaço de formação e vivência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e Educação Popular em Saúde (EPS) como ferramenta de autoconhecimento e autocuidado para estudantes extensionistas;
b) como apoio à equipe 1 da Unidade de Saúde da Família (USF) Antenor Garcia no cuidado às mulheres que estão em contexto de vulnerabilidade social;
c) como espaço de cuidado para os profissionais de saúde da USF Antenor Garcia, bem como contribuir com a educação permanente dos trabalhadores incorporando aos seus processos os princípios e as práticas da educação popular em saúde;
d)no fortalecimento das práticas populares de cuidado desenvolvidas no território e sua articulação com o SUS.
e) no apoio a Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde na implementação das PICS e EPS no município.
8) Narrativas e encontros: formação e cuidado em saúde
Coordenação : Aline Barreto de Almeida Nordi.
Email: alinenordi@ufscar.br e William
Fernandes Luna Email: willianluna@gmail.com - (MAPEPS) e
Objetivo:
. Potencializar a competência narrativa de estudantes e profissionais de saúde,
através da promoção do diálogo interdisciplinar e da utilização da leitura de
textos literários e imagens e da escrita reflexiva.
9) Práticas Integrativas e Complementares no SUS: cuidado e legitimação
- Contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas para o cuidado e
legitimação das PIC no SUS;
- Realizar vivências de autocuidado com práticas integrativas e complementares,
com ênfase na meditação e yoga;
- Acompanhar atendimentos de cuidado individual e coletivo com práticas integrativas
e complementares, com ênfase na acupuntura;
- Contribuir para o debate sobre o processo de implantação e implementação de
PIC no SUS.
- Contribuir para o fortalecimento de ações voltadas para participação
coletiva, emancipação e autonomia.
No âmbito acadêmico:
- Construir aprendizagens significativas sobre cuidado e autocuidado,
considerando as práticas integrativas e complementares;
- Construir aprendizagens significativas sobre as relações presentes no
trabalho em saúde, como a relação profissional-paciente-equipe de saúde;
- Construir aprendizagens significativas sobre espaços coletivos de cuidado, e
de participação coletiva, de cogestão.
- Construir aprendizagens significativas sobre o processo de implantação e
implementação de políticas públicas de saúde no SUS, com ênfase na PNPIC, e
consequentemente, da PNAB, PNH, PNEPS e PNEPpopS.
10) Rodas de conversa sobre saúde dos Povos Indígenas
- Estabelecer um espaço para discussão sobre as especificidades da saúde indígena;
- Aproximar o campo da saúde indígena da formação dos estudantes e profissionais de saúde;
- Favorecer o protagonismo indígena na construção de estratégias para atender às necessidades de saúde das populações indígenas;
- Ofertar espaço de educação continuada para profissionais que atuam no context da saúde indígena;
- Construir novos conhecimentos a partir do encontro intercultural;
- Possibilitar a ampliação dos conceitos de saúde e doença, favorecendo o desenvolvimento de competência cultural para o atual e o futuro profissional de saúde.
11) Território do Cuidar