Atividades

Encontro de Práticas Populares de Saúde 
Trocas de experiências e reflexões a partir de apresentação de trabalhos, palestras e vivências de educação popular em saúde, práticas integrativas e complementares e práticas integrativas e complementares e práticas populares de saúde.

Os praticantes e terapeutas de práticas integrativas e complementares de saúde e de práticas populares de saúde oferecem aulas na UFSCar sobre suas práticas, bem como acolhem os estudantes em seus locais de atuação para vivências e investigação da prática. A carga horária é de 48 horas.
(O curso é também oferecido na UFSCar na modalidade ACIEPE: Atividade Complementar de Ensino, Pesquisa e Extensão: a qual atribui créditos para os estudantes de graduação da instituição).













Curso de Extensão

Os praticantes e terapeutas de práticas integrativas e complementares de saúde e de práticas populares de saúde oferecem aulas na UFSCar sobre suas práticas, bem como acolhem os estudantes em seus locais de atuação para vivências e investigação da prática. A carga horária é de 48 horas.
(O curso é também oferecido na UFSCar na modalidade ACIEPE: Atividade Complementar de Ensino, Pesquisa e Extensão: a qual atribui créditos para os estudantes de graduação da instituição).


Espaço de Cuidados 
Nestes espaços, os praticantes e terapeutas vinculados ao MAPEPS oferecem cuidados aos profissionais de saúde nas Unidades de Saúde e outros espaços de trabalho em saúde de São Carlos e região, seguido de debate sobre a experiência.















Oficinas de Educação Popular e Saúde
Abordagem educacional para formação profissional de curta duração (4 a 8 horas) oferecida a cursos técnicos e de graduação na área da saúde de São Carlos e  região com a participação de praticantes e terapeutas de práticas integrativas e complementares de saúde e de práticas populares de saúde.












Horta terapêutica desenvolvida na Unidade Saúde-Escola/USE da UFSCar
Estão sendo cultivadas ervas terapêuticas, aromáticas e condimentares, denominada "USE sua Horta: ciranda dos sabores, aromas e cores". O principal objetivo dessa horta é proporcionar o compartilhamento de experiências originárias do saber, da cultura e das tradições populares que atuam na dimensão do cuidado.



Curso de Formação em Auriculoterapia
Em 2019  São Carlos tornou-se um polo na oferta do Curso de Formação em Auriculoterapia do Ministério da Saúde ofertado em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina. O curso é ofertado em nível nacional, com vários polos no país. A parceria para a concretização do polo presencial em São Carlos foi feita com a UFSCar, através do MAPEPS. 
Modalidade: 75 horas à distância e 5 horas presenciais. 
Vagas: 130 para 2019 
O curso é prioritariamente voltado a profissionais de saúde de Rede de Atenção Básica. 
Mais informações sobre o curso em .
http://auriculoterapiasus.ufsc.br/
(as inscrições para a turma de 2019 encerraram-se em 28/04/2019)


Curso de Introdução a Medicina Tradicional Chinesa
O curso de 80hs promovido pelo Departamento de Medicina da UFSCar em parceria com o MAPEPs. 
Em 2018 foi oferecido com um módulo adicional de capacitação em Do-In. 
Destinado a graduandos e profissionais formados da área da Saúde.
Professoras: Renata Gonçalves e Fernanda Martin Catarucci (especialistas em acupuntura e membro do MAPEPs). 











Jornada de Medicina Tradicional Chinesa

Este evento tem como objetivo apresentar a fundamentação da Medicina Tradicional Chinesa para estudantes, docentes e pesquisadores das áreas da saúde e profissionais interessados. 
A I Jornada foi realizada em dezembro de 2018 e apresentou uma breve formação teórica e vivência prática de 4 pilares da MTC: Meditação, Qi Kung, Dietoterapia e Feng Shui. 
A II Jornada se realizará em 31 de agosto de 2019 e terá como tema a Fitoterapia. 





Mostras de Educação Popular em Saúde 

Mostras itinerantes com vivências de práticas integrativas e complementares e práticas populares de saúde, rodas de conversa sobre Educação Popular e Saúde, entre outras atividades.













Vivências de Práticas Integrativas e Complementares e Práticas Populares de Saúde em espaços públicos



TVI na UFSCar:


A Terapia Vibracional Integrativa - TVI - é uma técnica de imposição das mãos que tem como objetivo introduzir no ambiente universitário, de forma gratuita e voluntária, uma atmosfera tranquila, segura e que englobe também questões psicológicas, atendendo pessoas com enfermidades psicossomáticas ou pessoas que busquem um equilíbrio emocional e espiritual.


Atividade coordenada por Julia Caltabiano Porto e por Yashiro Yamamoto, membros do MAPEPS, oferecida por grupo de voluntários formados em TVI pela ONG Círculo de São Francisco.










Outras Atividades
Atividades realizadas pelos membros da equipe, como palestras, participação na organização de eventos, apresentação de trabalhos em eventos, outros cursos e oficinas ministrados, etc

No ano de 2019, até o momento:
1) Participação em 23 de março do Encontro de Coletivos de PICs - ECOPIC,  em Ribeirão Preto. 
2) Participação do Programa Bem Estar do Servidor, da Prefeitura Municipal de São Carlos. 
3) Realização da Jornada Sistêmica. Mais informações sobre essa Jornada no site:
https://jornadasistemica.faiufscar.com/pagina/3314-sobre#/